Skip to content

Quais as vantagens dos materiais pré-fabricados para a obra? Confira!

Let’s Coworking

Ainda com dúvidas sobre usar os materiais pré-fabricados na sua obra? Nós separamos neste artigo as principais vantagens de utilizá-los ao invés de produzi-los diretamente na obra. 

Nem todo mundo sabe, mas além de deixar a obra mais rápida, ele também pode proporcionar benefícios como maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. Ficou curioso? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Agilidade para a execução da obra

Quando os elementos são fabricados no canteiro, há um aumento de horas de trabalho, além da possibilidade das condições climáticas influenciarem no tempo previsto para a execução do projeto.

Já com os materiais pré-fabricados, o tempo que levaria para realizar a fabricação desses materiais já foi gasto na fábrica. Inclusive, ele pode acontecer enquanto as fundações são construídas. Com isso, fica muito mais rápido executar e finalizar o projeto.

Prazos e custos mais precisos

E por falar em agilidade, quando se trata dos elementos pré-fabricados, é possível definir os detalhes da estrutura durante o planejamento, mesmo porque, por serem produzidas em fábrica, as condições climáticas não se tornam um problema, fazendo com que as improvisações e custos extras sejam eliminados.

Processo mais industrial

Os materiais pré-fabricados podem ser considerados uma evolução do processo que antes era feito in loco. A construção civil no Brasil ainda é muito artesanal, mas a tendência é que isso fique cada vez mais no passado.

Isso porque a maneira como a obra é feita, quando não são utilizados os materiais pré-fabricados, acaba gerando custos até mesmo mais difíceis de serem controlados como: quantidade de horas dos trabalhadores da obra, tempo de início e fim de um projeto (que poderia ser usado já no próximo), entre outras características.

Flexibilidade de layout

Quando a tecnologia protendida é utilizada, é possível projetar estruturas com vãos maiores, sem a necessidade de pilares, assegurando mais flexibilidade de layout, além de proporcionar mais durabilidade e reduzir o peso da estrutura de modo geral.

Mais economia 

À primeira vista, comprar um material pré-fabricado parece ter um custo maior do que produzi-lo na obra. No entanto, ao colocar na ponta do lápis os gastos com mão de obra como número de trabalhadores, quantidade de horas pagas a esses trabalhadores e  possíveis imprevistos, você perceberá que, no final, os custos dos materiais pré-fabricados são mais vantajosos.

Obra mais sustentável

São características da obra que usa materiais pré-fabricados:

  • menos desperdícios de materiais e insumos;
  • menos sujeira e poeira;
  • menos resíduos;
  • maior durabilidade;
  • menor necessidade de manutenção e restauração.

Todas elas são positivas de algum modo para o meio ambiente, tornando a obra mais sustentável.

Canteiro de obras mais seguro e limpo

Como parte da construção já está pré-fabricada, não terá necessidade fazer tanta sujeira. Além disso, considerando que não será necessário atribuir grandes espaços do canteiro de obras para armazenar materiais, também serão gerados menos entulhos, proporcionando condições mais seguras ao local.

Qualidade de fabricação

Aqui na Giacomossi, nós utilizamos as mais modernas tecnologias, como concreto protendido e autoadensável. A técnica com protensão oferece menor risco de fissuras, além de proporcionar a possibilidade de construir peças mais resistentes e de vencer vãos maiores do que quando é usado o concreto armado convencional. 

Já o concreto autoadensável reduz custos por m³, assegura um melhor acabamento e permite bombeamentos à longa distância. Todo o processo é realizado por uma equipe experiente, que cumpre com as normas vigentes, resultando em materiais de ótima qualidade e confiabilidade.

Se você gostou de conhecer as vantagens dos materiais pré-fabricados e deseja utilizá-los em sua obra para obter mais agilidade, segurança, economia, entre outras vantagens, entre em contato conosco!

Entre em contato para que nossa equipe possa auxiliá-lo!