Skip to content

Pré-fabricados de concreto: o que são e como são feitos?

Cada vez mais utilizados nas construções civis, comerciais e residenciais, os pré-fabricados de concreto trazem mais agilidade e praticidade para as obras. Muito se fala sobre a utilização desses materiais, mas você sabe como eles são feitos e utilizados na prática? A gente te explica!

Industrialização das construções

Muitos empreendimentos ainda seguem uma forma tradicional de trabalho, fabricando as estruturas pré-moldadas no próprio canteiro. Porém, a modernização desse setor trouxe diversas inovações, entre elas, os pré-fabricados de concreto, que prometem trazer mais qualidade e segurança, além de acelerarem a conclusão do projeto. Utilizando os pré-fabricados, sua obra pode levar metade do tempo de uma construção tradicional!

Com a industrialização das construções, materiais como vigas, lajes e placas de concreto são fabricados em indústrias, fora do local de instalação final, sendo transportadas para a construção posteriormente. O encaixe das peças é feito facilmente, o que poupa muito os investimentos em mão de obra e gera muito menos resíduos.

Os blocos normalmente são constituídos por concreto, areia, brita e ferro. Empresas especializadas no ramo contam com um ambiente ideal para o manuseio desses materiais, que depois de prontos, passam por análise de qualidade, inspeção, catalogação, e finalmente, comercialização. 

Existem também serviços personalizados, onde os empreendedores solicitam as estruturas necessárias para a obra, que podem ser feitas sob medida, e então são transportadas para a instalação. 

Atendendo às normas

As indústrias desse ramo possuem infraestrutura adequada para o manuseio do concreto, contando com climatização adequada e equipamentos e mão de obra especializada. O padrão de qualidade costuma ser bem mais rigoroso, atendendo às normas ABNT NBR 9062 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Por isso, a tendência dos pré-fabricados de concreto vem sendo cada vez mais utilizado em diversos tipos de construções. 

A garantia de qualidade desses materiais é bem superior, levando em consideração que as estruturas feitas no próprio canteiro podem não atender às normas por diversos motivos: fatores climáticos, falta de mão de obra qualificada e até mesmo acidentes, que podem custar muito mais do que você planejou investir na obra. A fabricação no canteiro ainda pode acabar gerando desperdício de materiais e diversos tipos de resíduos para o meio ambiente. Portanto, os pré-fabricados de concreto, além de muito práticos, também são sustentáveis. 

Calculando o Investimento 

É preciso ter em mente que a opção mais barata nem sempre é a mais econômica. Muitos projetistas e empreendedores, ao planejarem uma obra, acabam optando por utilizar os pré-moldados feitos no próprio canteiro ao invés dos pré-fabricados de concreto. 

Mas, neste momento, deve ser levado em consideração que os benefícios vão muito além da economia. Uma obra sustentável, com materiais de qualidade e dentro das normas, pode ter muito mais durabilidade, rentabilidade e credibilidade! 

É importante lembrar que a mão de obra e os equipamentos devem ser qualificados para o trabalho com esse tipo de material. Os investimentos financeiros são maiores, porém, uma construção “tradicional” pode trazer riscos e imprevistos. 

A escolha do pré-fabricado de concreto oferece tecnologia e modernização, mas saiba que será necessário adequar seu projeto a este modelo de construção, que chamamos de Construção Modular, e tem se tornado uma grande tendência nesse setor.

Ao colocar na ponta do lápis, você verá que muitos gastos poderão ser cortados. A qualidade é garantida e você terá um canteiro mais limpo e organizado, além de uma montagem muito mais ágil – ou seja, a finalização será mais rápida e os lucros chegarão mais rápido também!

Se você gostou dessa opção e quer saber como você pode usar essa tecnologia em seu empreendimento, entre em contato conosco!

Entre em contato para que nossa equipe possa auxiliá-lo!