Skip to content

Construção pré-moldada ou pré-fabricada: qual a melhor opção?

Atualmente, com a modernização no setor de construção civil, muito se fala sobre a utilização dos materiais pré-fabricados e pré-moldados, que trazem muita praticidade para os empreendimentos. Durante o planejamento, é importante definir se será uma construção pré-moldada ou pré-fabricada, escolhendo os materiais de acordo com sua necessidade e expectativa.

Para te ajudar nessa tarefa, esse artigo irá esclarecer a diferença entre eles, além de apontar suas vantagens e desvantagens. Quer descobrir qual a melhor opção? A gente te explica! 

Materiais pré-moldados x pré-fabricados

Os pré-moldados e pré-fabricados têm uma semelhança: ambos são fabricados fora de seu local de instalação final. Dando um exemplo simples, são estruturas feitas separadamente, como pilares e vigas de concreto, que se encaixam no momento da instalação. Apesar de parecerem ser a mesma coisa, há algumas diferenças que devem ser levadas em consideração. A principal diferença entre eles é a forma como são fabricados. 

Os pré-moldados podem ser fabricados até mesmo no próprio canteiro. São feitos a partir de moldes reutilizáveis, com equipamentos apropriados. Logo, uma construção pré-moldada certamente demanda um investimento maior em mão de obra, equipamentos e local adequado para a fabricação. 

Já os materiais pré-fabricados são produzidos em indústrias especializadas, e consequentemente, passam por fiscalizações e testes de qualidade mais rigorosos. Além disso, são realizados em ambientes adequados, evitando que condições climáticas possam prejudicar a fabricação das estruturas. 

Vantagens e Desvantagens  

À primeira vista, uma construção pré-moldada parece vantajosa financeiramente, porém, pode deixar a desejar no quesito qualidade, já que as inspeções e controles de qualidade são bem menos rigorosos. 

Além disso, fazer as estruturas no próprio canteiro pode prejudicar a qualidade do produto final de diversas formas, já que as condições do ambiente podem não ser as mais apropriadas. Portanto, caso você decida utilizar os pré-moldados, precisará fazer um controle de qualidade maior e mais apurado.

No caso da construção pré-fabricada, os materiais utilizados são feitos em locais adequados, com um rigor técnico muito maior. As estruturas são analisadas e catalogadas, vêm com data de fabricação, detalhes sobre o material e até mesmo com assinaturas de inspeção de qualidade. 

Outra vantagem é que a montagem é facilitada, pois as estruturas possuem medidas exatas, garantindo muita qualidade e agilidade para o empreendimento.

Calculando o custo-benefício 

Fazendo uma análise geral, é indiscutível que os pré-fabricados garantem muito mais segurança e qualidade para a obra. Os investimentos podem parecer maiores, mas os lucros a longo prazo são muito significativos. A economia de tempo também é muito vantajosa, pois, ao adquirir as estruturas fabricadas, você investirá em mão de obra apenas para a instalação – lembrando que a mão de obra deve ser especializada em pré-fabricados. 

Ainda há as vantagens ambientais, pois uma construção pré-fabricada gera muito menos resíduos do que uma construção pré-moldada, podendo ser concluída até na metade do tempo de uma construção tradicional. 

Os riscos de acidentes e imprevistos também diminuem muito, já que você estará utilizando peças de alta qualidade e mão de obra qualificada. São benefícios para você, para seus funcionários e para o meio ambiente! 

Norma ABNT NBR 9062

É importante lembrar que os pré-moldados e pré-fabricados devem atender à norma ABNT NBR 9062, que estabelece os requisitos necessários para estruturas de concreto pré-moldado. Caso você escolha fazer uma construção pré-moldada, será necessário verificar se as estruturas se encaixam nos requisitos da norma. 

Os pré-fabricados, por sua vez, como já são inspecionados na própria indústria, já garantem que a norma seja atendida, trazendo mais segurança e tranquilidade ao empreendedor. 

Se você gostou dos benefícios que os pré-fabricados podem trazer e quer utilizá-los em sua obra, entre em contato conosco!

Entre em contato para que nossa equipe possa auxiliá-lo!